UPDATE OF KNOWLEDGE IN ART IN CYBERSOCIETY

Authors

  • William Cordeiro Costa UFSC
  • Richard Perassi Luiz de Sousa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1145

Keywords:

knowledge, cybersociety, digital technology, art

Abstract

In the context of production and artistic knowledge is extensive interaction between instances of material culture and digital culture featuring cybersociety. Technology and digital media have also made possible a wide and diversified artistic-digital production. Therefore, we present here a reflection on the actuality of artistic production supported and influenced by cybersociety's digital media. The main theoretical sources that support this bibliographical-descriptive study are: Vanzin and Palazzo (2018), Arantes (2005), Venturelli (2003) and Lemos (1997). The proposed results indicate that the insertion of different digital technologies in human daily life was a factor of innovation in the processes of artistic creation and production, radically changing knowledge, poetic making and the social interactive relationship of the public in the dynamic construction of the artistic-digital collection.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

William Cordeiro Costa, UFSC

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) na linha de pesquisa Mídia do Conhecimento. Especialista em Arte, Mídia e Educação e Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). É tecnólogo em Marketing pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional (SIGMO). Tem interesse nas temáticas: arte e tecnologia, mídia, conhecimento e educação, currículo e tecnologia

Richard Perassi Luiz de Sousa, UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel e Licenciado em Artes pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Realizou pós-doutorado no Instituto de Arte e Design (IADE/Lisboa, 2015). Atualmente, é professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, lecionando nos cursos de graduação em Design e Animação, também, nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Design (Pós Design/UFSC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC). Anteriormente, de 1986 a 2006, foi professor de Arte e Arte Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Dispõe de amplo currículo como artista plástico, atuou como Chefe da Coordenadoria de Cultura Universitária (UFMS, 1990 a 1994) e como Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso do Sul (1999). É professor, pesquisador e produtor experiente nas áreas de Artes Visuais, Arte Educação, Comunicação, Semiótica e Design. É líder do grupo de pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq). Entre outras produções, é autor dos livros: Mídia do Conhecimento: Idelas sobre Mediação e Autonomia (SIGMO/UFSC, 2019); Do Ponto ao Pixel: Sintaxe Gráfica no Videodigital (CCE/UFSC, 2015) e Roteiro Didático da Arte na Produção do Conhecimento (EDUFMS, 2005).

Published

2022-03-16

How to Cite

Cordeiro Costa, W., & Perassi Luiz de Sousa, R. (2022). UPDATE OF KNOWLEDGE IN ART IN CYBERSOCIETY. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1145

Most read articles by the same author(s)