CUSTOMER PARTICIPATION IN INTENSIVE SERVICE ORGANIZATIONS IN KNOWLEDGE: ANALYSIS OF THE RESEARCH SCENARIO

Authors

  • Ana Clara Tripoloni de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mariângela Poleza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Wánderson Cássio Oliveira Araújo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1286

Keywords:

Customer Participation, KIBS, Service Organization

Abstract

This article aims to understand the research scenario on customer participation in service organizations. Therefore, a bibliometric analysis was carried out through the articles found in the Scopus and Web of Science databases. The research is classified as descriptive and uses quantitative methods to analyze the information that was recorded. The survey results indicate that customer participation is closely linked to the company's ability to innovate and the customer's perception of service quality and satisfaction, which requires that it be managed to obtain positive results for both parties.

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Author Biographies

Ana Clara Tripoloni de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora de Iniciação Científica no Núcleo de Gestão para Sustentabilidade (NGS) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariângela Poleza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do laboratório de pesquisa Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS/UFSC). Mestre em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017) e graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade SENAC Florianópolis (2013). Foi integrante do projeto de pesquisa Centro de Apoio às Práticas com Tecnologias Educacionais (CAPTE) de 2012 a 2014. Atuou na área de Tecnologia da Informação em organizações de saúde e de desenvolvimento de software.

Wánderson Cássio Oliveira Araújo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bibliotecário na Universidade Federal do Ceará. Atuou como professor efetivo do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia no período de 2014 a 2016. Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração Gestão da Informação e linha de pesquisa em Fluxos de Informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nos temas: gestão da informação, fluxo de informação, fontes de informação e inovação

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento atuando no ensino da graduação ( Engenharias e Ciência da Informação ) e nos programas de Pógraduação de Engenharia e gestão do conhecimento e Ciencia da Informação . Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

Published

2023-02-15

How to Cite

Tripoloni de Souza, A. C., Poleza, M. ., Oliveira Araújo, W. C. ., & Varvakis, G. . (2023). CUSTOMER PARTICIPATION IN INTENSIVE SERVICE ORGANIZATIONS IN KNOWLEDGE: ANALYSIS OF THE RESEARCH SCENARIO. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1286