PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE EM ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇO INTENSIVAS EM CONHECIMENTO: ANÁLISE DO CENÁRIO DE PESQUISA

Autores

  • Ana Clara Tripoloni de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mariângela Poleza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Wánderson Cássio Oliveira Araújo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1286

Palavras-chave:

Participação do Cliente, KIBS, Organizações de Serviço

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer o cenário de pesquisa sobre participação do cliente em organizações de serviço. Sendo assim, foi realizada uma análise bibliométrica por meio dos artigos encontrados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A pesquisa é classificada como descritiva e utiliza métodos quantitativos para analisar as informações que foram registradas. Os resultados da pesquisa apontam que a participação do cliente está estreitamente ligada à capacidade de inovação da empresa e a percepção da qualidade do serviço e satisfação por parte do cliente, o que requer que ela seja gerenciada para obter resultados positivos para ambas as partes.

Biografia do Autor

Ana Clara Tripoloni de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora de Iniciação Científica no Núcleo de Gestão para Sustentabilidade (NGS) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariângela Poleza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do laboratório de pesquisa Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS/UFSC). Mestre em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017) e graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade SENAC Florianópolis (2013). Foi integrante do projeto de pesquisa Centro de Apoio às Práticas com Tecnologias Educacionais (CAPTE) de 2012 a 2014. Atuou na área de Tecnologia da Informação em organizações de saúde e de desenvolvimento de software.

Wánderson Cássio Oliveira Araújo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bibliotecário na Universidade Federal do Ceará. Atuou como professor efetivo do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia no período de 2014 a 2016. Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração Gestão da Informação e linha de pesquisa em Fluxos de Informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nos temas: gestão da informação, fluxo de informação, fontes de informação e inovação

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento atuando no ensino da graduação ( Engenharias e Ciência da Informação ) e nos programas de Pógraduação de Engenharia e gestão do conhecimento e Ciencia da Informação . Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

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Publicado

2023-02-15

Como Citar

Tripoloni de Souza, A. C., Poleza, M. ., Oliveira Araújo, W. C. ., & Varvakis, G. . (2023). PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE EM ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇO INTENSIVAS EM CONHECIMENTO: ANÁLISE DO CENÁRIO DE PESQUISA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1286