ONTOLOGIAS NO DOMÍNIO DE LEARNING ANALYTICS: CLASSIFICAÇÃO E ÁREAS DE APLICAÇÃO

Autores

  • Robson Fernando Duda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bartholomeo Oliveira Barcelos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Alvaro Ostuni Gauthier Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1325

Palavras-chave:

learning analytics, dados educacionais, ontologias

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura para identificar e
classificar as ontologias desenvolvidas na área de Learning Analytics (LA), com o objetivo de
investigar quais são os tipos de ontologias desenvolvidas, bem como classificá-las quanto à
sua aplicação dentro das áreas identificadas no domínio pesquisado. A partir de um conjunto
de 116 documentos, 25 deles foram selecionados após a aplicação dos critérios de inclusão e
exclusão definidos na metodologia para serem analisados e classificados em relação às
ontologias desenvolvidas e também quanto a sua área de aplicação dentro da LA. Os
resultados mostraram maior ocorrência no desenvolvimento de ontologias de domínio e de
tarefa, sendo a maioria delas desenvolvidas na área de Personalização e Adaptação.

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Publicado

2023-02-15

Como Citar

Duda, R. F., Oliveira Barcelos, B., & Ostuni Gauthier, F. A. (2023). ONTOLOGIAS NO DOMÍNIO DE LEARNING ANALYTICS: CLASSIFICAÇÃO E ÁREAS DE APLICAÇÃO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1325