GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS RESIDENTES EM PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS NO BRASIL

Autores

  • Jane Lucia Silva Santos PUCRS (Brasil) e UTPL (Ecuador)
  • Peter Bent Hansen
  • Eduardo Giugliani Science and Technology Park – TECNOPUC, Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul – PUCRS
  • Lucas Roldan Business School, Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul – PUCRS

Resumo

Nos dias atuais os Parques científicos e tecnológicos e as Incubadoras constituem alguns dos principais e mais relevantes ambientes para que as empresas desenvolvam negócios inovadores. Um aspecto importante para que ocorra a inovação nessas empresas é a gestão estratégica do conhecimento organizacional (GC). O objetivo deste trabalho é analisar se e como empresas instaladas em parques tecnológicos brasileiros utilizam os recursos disponibilizados no parque (condições proporcionadas pelos parques) e realizam gestão estratégica do conhecimento e inovação (de produto/serviço, de processo, de marketing e organizacional). Para alcançar este objetivo foi adotado um método de pesquisa quantitativa (survey) com empresas que estão instaladas nesses ambientes. Foram contatadas via e-mail e telefone 1390 empresas e um total de 242 empresas instaladas em Parques/Incubadoras participou deste estudo. Inicialmente as respostas foram organizadas e codificadas, e a análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva (frequência, percentual e média). Os principais resultados são: (i) perfil geral das empresas; (ii) características gerais dos parques, tais como condições de infraestrutura e serviços de apoio; (iii) gestão estratégica do conhecimento; e (iv) inovação realizadas pelas empresas.

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Publicado

2017-09-27

Como Citar

Santos, J. L. S., Hansen, P. B., Giugliani, E., & Roldan, L. (2017). GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS RESIDENTES EM PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS NO BRASIL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/331

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