O DESIGN THINKING E O DESIGN DE INFORMAÇÃO NA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZADO EM MICROCOSMO DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA

Autores/as

  • Ana Paula Perfetto-Demarchi Universidade Estadual de Londrina
  • Kawana Constâncio Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1135

Palabras clave:

Design de Informação, Design Thinking, Análise de Aprendizagem, Conhecimento

Resumen

Esta pesquisa associa conhecimentos de Design Thinking, Design de Exposições e Design de Informação para identificar problemas e sugerir soluções de comunicação visual em um dos microcosmos do Museu Histórico de Londrina, a exposição permanente Casa Central de David Dequêch. A elaboração deste estudo tem como principal objetivo implementar ferramentas de comunicação visual no local, a fim de o tornar potencialmente educativo. Para que sejam aplicadas e testadas futuramente, com a finalidade de ampliar sua utilidade em outros ambientes do Museu. Isso porque a comunicação visual atualmente instalada nesse Microcosmo e em outros ambientes do museu apresenta obstáculos para geração de diálogo entre exposição e visitante, prejudicando o aprendizado do interlocutor. A realização desta pesquisa ocorre por meio do método o indutivo, de caráter qualitativo e de natureza exploratória. Seu delineamento será realizado por meio de pesquisa-ação, utilizando como estratégia a execução de entrevistas e de visitas para observação do local. A contribuição para o remanejamento e atualização da exposição trará benefícios para a instituição, porque a tornará mais atrativa e com maior potencial educacional para seus visitantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Perfetto-Demarchi, Universidade Estadual de Londrina

Profesora Asociada del Departamento de Diseño de la Universidad Estatal de Londrina, participa en el programa Strictu sensu Information Science. Estudió un doctorado en Ingeniería y Gestión del Conocimiento en la Universidad Federal de Santa Catarina y un postdoctorado en gestión del conocimiento en la Universidad Politécnica de Valencia - España. Actualmente es directora de LabConde - Laboratorio de conexiones del Departamento de Diseño y Conocimiento Estratégico, es editora en jefe de la revista de diseño del Departamento de Diseño de la Universidad Estatal de Londrina, y forma parte de rDis®, Red International de Investigación en Diseño Sistémico con sede en Valencia en España.

Kawana Constâncio, Universidade Estadual de Londrina

Cursando o bacharelado emDesign Grafico na Universidade Estadual de Londrina. Iniciação científica da Cnpq 2019 e da Fundação Araucária 2020.

Publicado

2022-03-16

Cómo citar

Perfetto-Demarchi, A. P., & Constâncio, K. (2022). O DESIGN THINKING E O DESIGN DE INFORMAÇÃO NA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZADO EM MICROCOSMO DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA. Congreso Internacional De Conocimiento E Innovación - Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1135