IMPLEMENTAÇÃO DE UM CHATBOT PARA A COLETA DE DADOS VISANDO O DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Rayanne Aparecida Machado Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Maria Gabriela da Costa Lazaretti Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Nelson Tenório Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Thiago Bussola da Silva Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1240

Palabras clave:

Chatbot, Gestão do Conhecimento;, Diagnóstico

Resumen

Com o grande avanço da tecnologia, a Gestão do Conhecimento (GC) tem se tornado um importante ativo para as organizações, estimulando a criação de novos softwares, técnicas e metodologias, a fim de gerir e disseminar o conhecimento nas organizações. Neste contexto, surgem os chatbots que podem ser definidos como um programa de computador desenvolvido para conversar com um ser humano, especialmente pela internet, sendo utilizado para coleta de dados. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar os resultados de um questionário desenvolvido em um chatbot para avaliar o nível de maturidade de GC em empresas da indústria de software. Para tanto, foi delineado um estudo descritivo de natureza quantitativa, no qual foram aplicados questionários a 50 funcionários de quinze empresas de software de pequeno e médio porte. Como resultado, conclui-se que os indivíduos compreendem que o conhecimento é algo útil em suas atividades, porém se faz necessário o uso de práticas e ferramentas de GC para se concretizar o aprendizado.

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Publicado

2022-03-16

Cómo citar

Aparecida Machado, R., Gabriela da Costa Lazaretti, M., Tenório, N., & Bussola da Silva, T. (2022). IMPLEMENTAÇÃO DE UM CHATBOT PARA A COLETA DE DADOS VISANDO O DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO. Congreso Internacional De Conocimiento E Innovación - Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1240

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