COMPETÊNCIA EMPREENDEDORA E INOVAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL DE EMPREENDEDORES DE NEGÓCIOS DE IMPACTO

uma análise do perfil de empreendedores de negócios de impacto

Autores

  • Daniela de Oliveira Massad Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Felipe Kupka Feliciano Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC
  • Melissa Ribeiro do Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Inara Antunes Vieira Willerding Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Édis Mafra Lapolli Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Inovações são reconhecidas por sua importância para o aumento da competitividade das organizações e
dos níveis de emprego e renda da população. Entretanto, inovações podem ser concebidas não apenas
para criar valor econômico, mas também para resolver problemas sociais. As inovações cuja
característica principal é alcançar uma missão social são denominadas inovações sociais e podem
produzir mudanças significativas nas comunidades em que estão inseridas, compensando as falhas de
mercado e governo. Ideias inovadoras partem muitas vezes de empreendedores que possuem
características intrínsecas estudada por diversos autores. A competência empreendedora e o papel do
empreendedor social são considerados aspectos importantes para a inovação social. Este artigo tem por
objetivo analisar o perfil empreendedor em projetos de inovação social e verificar como a competência
empreendedora podem influenciar esses projetos. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva com empreendedores sociais responsáveis por negócios de impacto social. Os dados foram
coletados por meio de um questionário para avaliar a competência empreendedora, validado em diversos
outros estudos. Como resultado, observou-se que as competências empreendedoras que se apresentaram
mais fortes nos empreendedores que participaram da pesquisa foram o comprometimento, a persistência
e a busca de oportunidade e iniciativa. O planejamento e monitoramento sistemático e o estabelecimento
de metas exibiram índices baixos entre os entrevistados. A busca de informações, a persuasão e rede de
contatos, a característica de correr risco calculados e a exigência de qualidade e eficiência também
exibiram resultados satisfatórios em mais da metade dos empreendedores sociais.

Biografia do Autor

Édis Mafra Lapolli, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

Massad, D. de O., Feliciano, F. K., Amaral, M. R. do, Willerding, I. A. V., & Lapolli, Édis M. (2018). COMPETÊNCIA EMPREENDEDORA E INOVAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL DE EMPREENDEDORES DE NEGÓCIOS DE IMPACTO: uma análise do perfil de empreendedores de negócios de impacto. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/416

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