USO DE LEARNING ANALYTICS EM LABORATÓRIOS REMOTOS PARA ANALISAR O DESEMPENHO EDUCACIONAL DOS ALUNOS

Autores

  • Graceline de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Solange Maria da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Juarez Bento da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • João Bosco da Mota Alves Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Learning Analytics, Experimentos Remotos, Desempenho de Aprendizagem, Desempenho Educacional.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar estudos disponíveis na literatura sobre o uso de Learning Analytics em laboratórios remotos para verificar o desempenho educacional dos alunos, durante suas práticas didáticas. A metodologia utilizada é a pesquisa integrativa da literatura, realizada nas bases de dados IEEE, SCOPUS, Web of Science. Foram selecionados 14 dos 135 artigos, identificados nas bases de dados. Percebe-se que o uso de Learning Analytics está associado a outros recursos, como Frameworks e Dashboard, Sistemas de Recomendação, xAPI e modelo de aprendizagem por competências. Verifica-se que o Learning Analytics, utilizado em dados de acessos aos laboratórios remotos, auxilia na compreensão do desempenho de aprendizado, de forma simples e acessível, prestando suporte aos alunos, para que estes alcancem seus objetivos educacionais.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Oliveira, G. de, Silva, S. M. da ., Cunha, C. J. C. de A., Silva, J. B. da ., & Alves, J. B. da M. (2023). USO DE LEARNING ANALYTICS EM LABORATÓRIOS REMOTOS PARA ANALISAR O DESEMPENHO EDUCACIONAL DOS ALUNOS. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1392

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)