CHEMTRAILS OVER THE COUNTRY CLUB DE LANA DEL REY SOB A ÓTICA DO CINEMA OF ATTRACTION DE TOM GUNNING

Autores

  • Antonio Carlos Picalho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Borges Vaz Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciane Maria Fadel Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Videoclipe, Streaming, YouTube, Repetição, Audiovisual

Resumo

O videoclipe se destaca por explorar uma composição imagética que surpreende o público tanto por sua narrativa quanto pelos efeitos visuais. Este artigo analisa, pelo método do Close Reading, o videoclipe Chemtrails Over The Country Club da cantora americana Lana Del Rey. Para isto foram utilizados os conceitos do Cinema de Atrações e de Imersão. Ao final, sugere-se que o audiovisual de Chemtrails Over The Country Club cria uma experiência imersiva ao envolver o espectador dentro da atmosfera desenvolvida no videoclipe.

Biografia do Autor

Fernanda Borges Vaz Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela The University of Reading (UK) e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, com uma formação em Comunicação Visual (UFPR) e Engenharia de Computação (PUCPR). Realizou Pós-Doutorado em Storytelling na Simon Fraser University, Canadá. e em Realidade Aumentada na Universidade do Porto, Portugal. Professora no curso de graduação em Design e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) na UFSC, e em Design na UFPR. Colidera o Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e o Grupo de Pesquisa Mídia, Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Picalho, A. C., Borges Vaz Ribeiro, F., & Fadel, L. M. (2023). CHEMTRAILS OVER THE COUNTRY CLUB DE LANA DEL REY SOB A ÓTICA DO CINEMA OF ATTRACTION DE TOM GUNNING. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1423

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)