TENDÊNCIAS EM TRANSMISSÕES ESPORTIVAS

MÚLTIPLAS NARRATIVAS PROPORCIONADAS PELO USO DE CÂMERA ONBOARD

Autores

  • Francieli Pagani Morais UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Antônio Carlos Picalho UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciane Maria Fadel UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

automobilismo, F1 TV, narrativas, streaming, mídia

Resumo

Transmissões esportivas são um gênero televisivo que além de possuírem um público fiel, têm uma linguagem única. O surgimento de novas tecnologias no campo do audiovisual trouxe diferentes formas de acompanhar ao vivo um esporte. No automobilismo, as câmeras onboard têm possibilitado diferentes perspectivas aos espectadores. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar as diferentes narrativas de uma corrida de Fórmula 1 a partir das câmeras onboard. O estudo sugere que acompanhar uma corrida de Fórmula 1 por meio desses recursos traz ao espectador sensações mais próximas a do piloto e proporcionam a criação de múltiplas narrativas para uma corrida de automobilismo. O artigo também sugere a possibilidade de criar o vínculo emocional entre público e o piloto a partir de um mesmo ponto de vista.

Biografia do Autor

Francieli Pagani Morais, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela União Educacional de Cascavel (UNIVEL). Tem experiência na área de Comunicação e Jornalismo. 

Antônio Carlos Picalho, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Rádio, TV & Internet pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Luciane Maria Fadel, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela The University of Reading (UK) e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, com uma formação em Comunicação Visual (UFPR) e Engenharia de Computação (PUCPR). Realizou Pós-Doutorado em Storytelling na Simon Fraser University, Canadá. e em Realidade Aumentada na Universidade do Porto, Portugal. Professora no curso de graduação em Design e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) na UFSC, e em Design na UFPR. Colidera o Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e o Grupo de Pesquisa Mídia, Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Pagani Morais, F., Picalho, A. C., & Fadel, L. M. (2023). TENDÊNCIAS EM TRANSMISSÕES ESPORTIVAS: MÚLTIPLAS NARRATIVAS PROPORCIONADAS PELO USO DE CÂMERA ONBOARD . Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1432

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)