A INSERÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) NO PROCESSO DE MOBILE LEARNING PARA SMARTPHONES: UMA BREVE ANÁLISE ATRAVÉS DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL)

Autores

  • Maicon Bernert Puppi UFSC
  • Luciane Maria Fadel

Palavras-chave:

mobile learning, Realidade Aumentada, smartphone

Resumo

Através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) fazemos uma investigação sobre a inserção da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) no processo de mobile learning via smartphone. Os resultados apontam para uma maior frequência de trabalhos que analisam somente a RA, deixando o m-learning como processo secundário. Dentre os aspectos identificados sobre a inserção de RA em m-learning, destacam-se: (1) RA só se justificar em m-learning quando há objetivos comuns entre os dois projetos (tecnologia e processo); (2) RA inserida em m-learning pode trazer aumento da motivação e crescimento na colaboração nos usuários; (3) representar conceitos complexos e abstratos (da RA) em contextos de ubiquidade (do m-learning); (4) poder explorar o tipo de aprendizagem location-based-learning; (5) haver um gap de projetos desse tipo para as séries primárias, que pode ser explorado.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Bernert Puppi, M., & Fadel, L. M. (2023). A INSERÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) NO PROCESSO DE MOBILE LEARNING PARA SMARTPHONES: UMA BREVE ANÁLISE ATRAVÉS DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL). Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1461

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)