LITMAPS SOB A LENTE DA POÉTICA: AVALIANDO A AGÊNCIA, A INTERFACE E INTERATIVIDADE DE UMA FERRAMENTA INOVADORA PARA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Edesio Marcos Slomp Prefeitura de Timbó https://orcid.org/0000-0001-6614-3504
  • Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luciane Maria Fadel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Litmaps, Close Reading, Revisão de literatura

Resumo

A plataforma Litmaps emprega recursos avançados de software e algoritmos de inteligência artificial para auxiliar pesquisadores na condução de revisões de literatura de forma mais ágil e rigorosa. Litmaps se distingue por sua interface intuitiva, funcionalidades avançadas para sugerir estudos relacionados, identificar lacunas e aprimorar a análise. Essas sugestões podem ser determinadas a partir do envolvimento do usuário e das qualidades da interface, o que potencializa o processo de compartilhamento e criação do conhecimento. Ferramentas e métodos robustos para a gestão do conhecimento são necessários para o amadurecimento da pesquisa científica de maneira geral. Assim, este artigo delimita a agência como envolvimento do usuário e a interatividade como qualidade da plataforma. O método empregado para analisar a Litmaps é o Close Reading, que possibilita uma investigação detalhada e minuciosa da interface, sob a lente analítica da interação e da agência. O principal resultado deste estudo é que a Litmaps representa uma evolução nas ferramentas de revisão de literatura, oferecendo uma abordagem mais eficiente, rigorosa e interativa, o que, em última análise, melhora a qualidade e a velocidade da produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Slomp, E. M., Ulbricht, V. R., & Fadel, L. M. (2024). LITMAPS SOB A LENTE DA POÉTICA: AVALIANDO A AGÊNCIA, A INTERFACE E INTERATIVIDADE DE UMA FERRAMENTA INOVADORA PARA REVISÃO DE LITERATURA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1635

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)