UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE ONTOLOGIAS APLICADAS AO E-LEARNING

Autores

  • Ronnie Carlos Tavares Nunes UFSC
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves
  • João Artur de Souza
  • José Leomar Todesco

Palavras-chave:

Linked Data, E-learning, web semântica, Ontologias

Resumo

A Web Semântica e suas tecnologias visam a estabelecer uma evolução da web sintática, para um ambiente onde software e usuário possam trabalhar de forma cooperativa. Neste cenário, tecnologias de Linked Data e ontologias se destacam, fornecendo as ferramentas necessárias para sedimentar o alicerce da Web Semântica. Para se avaliar o crescente interesse por essas tecnologias aplicadas ao E-Learning, o presente artigo realizou uma revisão da literatura dos últimos cinco anos, utilizando algumas bases de trabalhos acadêmicos. A partir disso, foi utilizado um framework para classificação das ontologias encontradas, baseado em trabalhos semelhantes desenvolvidos por outros autores. Desta forma, pôde-se avaliar facilmente algumas linhas de pesquisa que estão evoluindo e despertando maior interesse na área, fornecendo assim, subsídios para a reflexão crítica no desenvolvimento de novos trabalhos. Publicações que fazem o uso de ontologias para o design pedagógico foram as mais encontradas nas bases selecionadas, seguidas por aquelas que utilizam ontologias como suporte ao processo de personalização. Ao final, chega-se à conclusão de que na literatura existem muitos trabalhos voltados ao uso das ontologias como suporte ao desenvolvimento de recursos e métodos pedagógicos. Um olhar crítico parece ser necessário para estimular o desenvolvimento das outras temáticas do domínio em que o uso de ontologias pode maximizar a eficácia e eficiência do processo de ensino em ambientes on-line.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Nunes, R. C. T., Gonçalves, A. L., Souza, J. A. de, & Todesco, J. L. (2018). UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE ONTOLOGIAS APLICADAS AO E-LEARNING. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/573

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>