EVALUACIÓN HEURÍSTICA DE LA APLICACIÓN CONOCIMIENTO INCLUSIVO - COIN

Autores/as

  • Ingrid Reis Universidad Técnica Particular de Loja - UTPL
  • Dr. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Dra. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1054

Palabras clave:

Accesibilidad, Heurísticas, CoIn

Resumen

Este articulo tiene por objetivo presentar los resultados obtenidos a partir de la evaluación de accesibilidad realizados con el aplicativo CoIn – Conocimiento Inclusivo. Este aplicativo está proyectado para orientar el desarrollo de aplicativos y objetos de aprendizaje con respecto a la accesibilidad para personas con distintas deficiencias. La investigación ha sido realizada a partir de la organización de un conjunto de heurísticas, luego aplicando tales heurísticas al CoIn con el apoyo de expertos y elaborando análisis y recomendaciones para mejora del aplicativo. El conjunto de heurísticas ha sido elaborado considerando las mismas orientaciones contenidas en el CoIn. Como resultado se encuentra que el aplicativo CoIn es accesible en determinada proporción y que son necesarios ajustes para mejorar aún más su desempeño.

Descargas

Biografía del autor/a

Dr., Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Começou na Rádio Cultura FM 91,1 em Joinville em 1982 como produtor e programador, cursou Publicidade na Unisinos nos anos 1980 e trabalhou em Porto Alegre, na Centro de Propaganda como atendimento e planejamento. Nos anos 1990 trabalhou em Joinville, na C&A, atendendo a prefeitura de Joinville; na Dicas Propaganda como pesquisador e planejador e depois na Equipe Comunicação como gerente de mídia e atendimento das Lojas Salfer. Nos anos 2000, em Florianópolis, pela PEB Comunicação atendeu o Governo de Santa Catarina (Educação, Fazenda e Administração) e pela Marcca Comunicação a Alesc. Nos anos 2010 dedicou-se a pós-graduação, sendo Doutor em Mídias do Conhecimento na UFSC, em 2017. Atualmente é professor universitário das disciplinas de Marketing e Pesquisa Científica e administrador de ambientes virtuais de aprendizagem. Tem publicado 3 livros sobre Marketing. Tem conhecimento de plataformas de educação, comunicação e de pesquisa. Orcid http://orcid.org/0000-0003-0337-6620 Página pessoal em www.chbplan.com.br

Dra., Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA Nº 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Fazendo especialização em Neurociências no Instituto de Desenvolvimento Educacional https://orcid.org/0000-0002-6257-0557

Descargas

Publicado

2022-03-16

Cómo citar

Reis, I., Berg, C. H., & Ribas Ulbricht, V. (2022). EVALUACIÓN HEURÍSTICA DE LA APLICACIÓN CONOCIMIENTO INCLUSIVO - COIN. Congreso Internacional De Conocimiento E Innovación - Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1054

Artículos más leídos del mismo autor/a