A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Tatiana Tozzi UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-3568-8277
  • Pedro Heusi Tagliari Universidade Federal de Santa Catarina - (UFSC)
  • José Leomar Todesco Universidade Federal de Santa Catarina - (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1184

Palavras-chave:

Educação, Engenharia do Conhecimento, Estratégia, Análise de Aprendizagem, Revisão Integrativa

Resumo

A Engenharia do Conhecimento (EC) oferece várias metodologias e ferramentas que podem ser utilizadas em contextos organizacionais diversos. Na área da educação essas ferramentas têm o poder de aprimorar desde atividades de ensino-aprendizagem até à gestão da instituição. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura para analisar como as ferramentas da Engenharia do Conhecimento vêm sendo aplicadas nas instituições de ensino. Foram identificadas 39 publicações cujo objeto de estudo auxilia a compreender o fenômeno em estudo neste artigo. Foi possível classificar estas publicações em sete macro tópicos com base nas semelhanças entre suas abordagens metodológicas. Além disso, foi possível identificar diversas proposições de utilização de ferramentas da EC nas instituições de ensino. Foi observado que trabalhos complementares podem ser realizados afim de aprofundar os benefícios das ferramentas de EC em instituições de ensino.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Tozzi, T., Heusi Tagliari, P., & Leomar Todesco, J. (2022). A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1184

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)