A CAPACIDADE ABSORTIVA E INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

Autores

  • Graciele Tonial Unoesc - UFSC
  • Rejane Sartori UniCesumar; Universidade Estadual de Maringá
  • Amanda Muller Garcia da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Sandra Lopes Schmidt Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1123

Palavras-chave:

inovação, gestão do conhecimento, Capacidade absortiva, empresas de tecnologia.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o processo da capacidade de absorção de conhecimento como um fator propulsor da inovação em empresas de base tecnológica localizadas no território brasileiro. A abordagem de pesquisa é quantitativa, caracterizada por um estudo de caso. A coleta de dados foi efetuada em canais de distribuição de uma empresa brasileira de tecnologia com a condução de um questionário estruturado. Amostra foi composta por 129 gestores dos níveis estratégicos da organização. Os resultados apontam que a capacidade de aquisição do conhecimento foi a média mais elevada. Em relação à inovação, a dimensão com média mais elevada foi a inovação de produto. Conclui-se que o processo da capacidade absortiva impulsiona a inovação, principalmente a inovação de produto, promovendo diferencial competitivo para a empresa se estabelecer no mercado.

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Tonial, G., Sartori, R. ., Muller Garcia da Silva, A. ., & Lopes Schmidt, S. (2022). A CAPACIDADE ABSORTIVA E INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1123

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