ARTEFATOS VISUAIS E ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Autores

  • Ana Juliana Fontes UFSC
  • Cláudia Regina Damasceno Luciano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago da Silva Mota Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1234

Palavras-chave:

artefatos visuais, acessibilidade, deficientes visuais, educação em rede, EAD

Resumo

As mídias estão cada vez mais integradas à vida cotidiana das pessoas, por isso a preocupação com a acessibilidade e a apresentação de artefatos visuais educacionais acessíveis às pessoas com deficiência tem sido cada vez mais recorrente. Diante disso, o artigo faz uma revisão integrativa do tema, sendo considerados 17 artigos. Tem-se como questão-chave “quais são os tipos de representação de artefatos visuais utilizados em ambientes educacionais?” e objetiva mapear os tipos de artefatos utilizados, descrevendo sua usabilidade e quais seriam as diretrizes necessárias para que essas peças possam ser acessíveis ao público em ambientes educacionais. Como resultado os artefatos identificados nos artigos foram categorizados em sete tipos (imagens em movimento, imagens estáticas, mídias de massa com audiodescrição, textos, sistemas de chat, tecnologias assistivas, artefatos táteis/visuais), além de relacionar sua usabilidade com sete conjuntos de diretrizes para a construção de artefatos acessíveis.

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Fontes, A. J., Luciano, C. R. D., & Mota, T. da S. (2022). ARTEFATOS VISUAIS E ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES EDUCACIONAIS. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1234