METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM REDE: INTERAÇÃO POR MEIO DE RECURSOS MIDIÁTICOS PRODUZIDOS COM A FERRAMENTA H5P NO MOODLE

Autores

  • Claudia Regina Damasceno Luciano UFSC
  • Ana Juliana Fontes UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1239

Palavras-chave:

metodologias ativas, H5P, recursos de mídia, educação em rede, EAD

Resumo

Este artigo analisou o curso “Práticas Cartorárias: atos processuais” aplicado no
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em 2018. Identificou as ferramentas H5P que
atuaram como metodologias ativas, os tipos de recursos propostos, sua operacionalização e a
interação desses recursos com características das metodologias ativas. Através de estudo de
caso único, com observação participante, foram analisadas as interações utilizadas no contexto
das metodologias ativas e identificadas 10 características: protagonismo do aluno, açãoreflexão,
colaboração, plasticidade, cocriação, atividade cognitiva, feedbacks, ambiente
simulado, aprendizagem-ativa e compartilhamento online/repositório. Essas características
atuam como catalizadoras na interligação entre o ensino e a aprendizagem, colaborando com a
manutenção do foco na aquisição de conhecimentos e habilidades e o engajamento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Damasceno Luciano, C. R., & Fontes, A. J. (2022). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM REDE: INTERAÇÃO POR MEIO DE RECURSOS MIDIÁTICOS PRODUZIDOS COM A FERRAMENTA H5P NO MOODLE. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1239

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)