PANORAMA SOBRE O TERMO EDUCAÇÃO DIGITAL:

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA (2019-2022) NO CENÁRIO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Ana Juliana Fontes UFSC
  • Natana Lopes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Márcio Vieira de Souza

Palavras-chave:

Educação digital, transformação digital, tecnologias educacionais, digitalização da educação

Resumo

A utilização do termo educação digital é cada vez mais recorrente em diversas pesquisas no contexto educacional. Contudo, a falta de clareza quanto ao seu conceito ainda é um grande desafio. Com base nessa lacuna, a presente pesquisa objetiva verificar como o termo está sendo utilizado na literatura nacional e internacional. Para isso, será realizada uma análise bibliométrica nas bases de dados Scopus e Web of Science (2019-2022). Como resultado, além de alguns indicadores, a análise dos 20 artigos mais citados em cada base identificou que as principais abordagens se relacionam com: a digitalização da educação; uso de tecnologias digitais como meio; processos de ensino-aprendizagem emergentes do período pandêmico; e aos métodos de ensino praticados. Como principais contribuições, destacam-se importantes características que devem ser consideradas em conjunto ao termo “educação digital”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Fontes, A. J., Pereira, N. L. ., & Souza, M. V. de . (2023). PANORAMA SOBRE O TERMO EDUCAÇÃO DIGITAL: : UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA (2019-2022) NO CENÁRIO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1476

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)