TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TÁCITO

DIMENSÕES DE ANÁLISE SOBRE O CONSTRUCTO

Autores

  • Rivaldo de Almeida Arruda UFSC
  • João André Rigo UFSC
  • Gisele Furtado Schmitz de Souza UFSC
  • Patricia de Sá Freire UFSC

Palavras-chave:

conhecimento tácito, transferência de conhecimento tácito, revisão bibliométrica, conhecimento organizacional

Resumo

O conhecimento tácito (CT) tanto é pessoal quanto contextual, tornando-se desafiador transmiti-lo de forma eficaz. A transferência do conhecimento tácito (TCT), por sua vez, é o processo de compartilhar e disseminar o CT entre os membros da organização. O objetivo desta pesquisa é identificar as dimensões de análise sobre o constructo TCT, por meio de uma pesquisa mista, com análise bibliométrica e descritiva acerca dos estudos da TCT. A análise comparativa entre os estudos mais citados e os mais recentes pode revelar uma evolução das dimensões técnica, cognitiva e social no campo da TCT. Enquanto os estudos mais antigos enfatizam a confiança e os contextos diversos que influenciam a TCT, os trabalhos mais recentes direcionam a atenção para as competências individuais, a confiança mútua e a interação social como elementos cruciais para uma compreensão mais abrangente desse fenômeno, aprofundando as discussões seminais sobre o constructo.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

de Almeida Arruda, R., André Rigo, J. ., Furtado Schmitz de Souza, G., & de Sá Freire, P. (2023). TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TÁCITO: DIMENSÕES DE ANÁLISE SOBRE O CONSTRUCTO . Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1405