A PROATIVIDADE , COMO COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL, E A EDUCAÇÃO 4.0 NO PROCESSO FORMATIVO DO FUTURO PROFISSIONAL

Autores

  • Flávia da Silva Vieira UFSC
  • Sérgio Ricardo Trombetta UFSC - EGC
  • Cíntia Andreia Dornelles Teixeira APMT-PMSC
  • Luciane Maria Fadel UFSC - EGC

Palavras-chave:

competências socioemocionais, proatividade, educação 4.0, profissional do futuro, valor

Resumo

A evolução mostra que o homem precisou se adaptar inúmeras vezes para prosperar. Na Era do Conhecimento não é diferente, pois muitas rotinas estão sendo repensadas frente às ferramentas tecnológicas à disposição do mercado. O presente artigo tem por objetivo descrever a influência das competências socioemocionais, em especial a proatividade, como pontos fundamentais para o aprendizado destes novos tempos, onde a Educação 4.0 é a referência para capacitação. Para isso, se vale de uma linha metodológica bibliográfica-exploratória para desenvolver o conteúdo, com abordagem qualitativa. Ao final, tem-se que o aprendizado por meio da proatividade é a essência da Educação 4.0 e que esta será o caminho para desenvolvimento das novas habilidades. Ainda, são elencados pontos a se considerar para a elaboração de políticas públicas voltadas à nova realidade. 

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

da Silva Vieira, F., Trombetta, S. R., Dornelles Teixeira, C. A., & Fadel, L. M. . (2023). A PROATIVIDADE , COMO COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL, E A EDUCAÇÃO 4.0 NO PROCESSO FORMATIVO DO FUTURO PROFISSIONAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1490

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