ENTROPY IN INNOVATION AND CREATIVITY MEASUREMENT

AN INTEGRATIVE REVIEW

Authors

Keywords:

innovation, indicators, entropy, information theory, creativity

Abstract

Drawing inspiration from Physics and Information Theory, the concept of entropy has been employed across a myriad of contexts to quantify chaos, surprise, complexity, or inherent randomness in systems. Further, across the years, its utility in evaluating creative and innovative processes is noteworthy. Within this scope, this study, employing an integrative review, investigates research addressing entropy's application in the realms of innovation and creativity assessment. A comprehensive cataloging of 26 distinct studies, authored by 69 authors, compartmentalizes the results into four predominant categories: Systems Innovation, Arts and Design, Law, and Neuroscience and Psychology. A trend manifests as entropy is found as a tool in assessing innovation capabilities and performance, be it in the appraisal of patent innovation, of organizations and regions, or to understand the complexity of brain activity and divergent thinking. Overall, the findings accentuate the role of entropy as an important instrument in measuring complex constructs within recent interdisciplinary discussions.

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Author Biographies

Vânia Ribas Ulbricht, UFSC

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA N 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Fazendo especialização em Neurociências no Instituto de Desenvolvimento Educacional https://orcid.org/0000-0002-6257-0557

Tarcísio Vanzin, UFSC

Arquiteto, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), ambos na UFSC. Ao longo da carreira tem atuado nas seguintes disciplinas: Métodos de Representação, Geometria, Produção Hipermidia, Criatividade e Inovação, Teoria Geral de Sistemas, Sistemas Multimídia e Infografias, Erros Humanos, História e Teoria da Mídia e, mais recentemente, Cibercidades e Cibersociedade. Desenvolve pesquisas com foco em mídias digitais e inclusão, coordenando o Laboratório de Mídias Digitais - LAMID do PPGEGC. Possui experiência profissional em projetos industriais, avaliações, projetos de arquitetura e construção civil. Recebeu o prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia por autoria do trabalho "Interdisciplinaridade como ferramenta de inclusão em ambiente de aprendizagem", capítulo do livro "Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa". 

Published

2023-11-21

How to Cite

Simas da Silva, G., Ulbricht, V. R., & Vanzin, T. (2023). ENTROPY IN INNOVATION AND CREATIVITY MEASUREMENT: AN INTEGRATIVE REVIEW. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, 1(1). Retrieved from https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1409

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