ENTROPÍA EN LA MEDICIÓN DE LA INNOVACIÓN Y LA CREATIVIDAD

UNA REVISIÓN INTEGRATIVA

Autores/as

Palabras clave:

innovación, indicadores, entropía, teoría de la información, creatividad

Resumen

Inspirándose en la Física y la Teoría de la Información, el concepto de entropía se ha utilizado en una multitud de contextos para cuantificar el caos, la sorpresa, la complejidad o la aleatoriedad inherente en los sistemas. Además, a lo largo de los años, su utilidad para evaluar los procesos creativos e innovadores es notable. En este ámbito, este estudio, mediante una revisión integrativa, investiga la investigación que aborda la aplicación de la entropía en los ámbitos de la evaluación de la innovación y la creatividad. Un catálogo exhaustivo de 26 estudios distintos, escritos por 69 autores, compartimenta los resultados en cuatro categorías predominantes: Innovación de Sistemas, Artes y Diseño, Derecho, y Neurociencia y Psicología. Se manifiesta una tendencia a medida que la entropía se encuentra como una herramienta para evaluar las capacidades y el rendimiento de la innovación, ya sea en la valoración de la innovación de patentes, de organizaciones y regiones, o para entender la complejidad de la actividad cerebral y el pensamiento divergente. En general, los hallazgos acentúan el papel de la entropía como un instrumento importante para medir constructos complejos en las recientes discusiones interdisciplinarias.

Biografía del autor/a

Vânia Ribas Ulbricht, UFSC

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA N 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Fazendo especialização em Neurociências no Instituto de Desenvolvimento Educacional https://orcid.org/0000-0002-6257-0557

Tarcísio Vanzin, UFSC

Arquiteto, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), ambos na UFSC. Ao longo da carreira tem atuado nas seguintes disciplinas: Métodos de Representação, Geometria, Produção Hipermidia, Criatividade e Inovação, Teoria Geral de Sistemas, Sistemas Multimídia e Infografias, Erros Humanos, História e Teoria da Mídia e, mais recentemente, Cibercidades e Cibersociedade. Desenvolve pesquisas com foco em mídias digitais e inclusão, coordenando o Laboratório de Mídias Digitais - LAMID do PPGEGC. Possui experiência profissional em projetos industriais, avaliações, projetos de arquitetura e construção civil. Recebeu o prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia por autoria do trabalho "Interdisciplinaridade como ferramenta de inclusão em ambiente de aprendizagem", capítulo do livro "Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa". 

Publicado

2023-11-21

Cómo citar

Simas da Silva, G., Ulbricht, V. R., & Vanzin, T. (2023). ENTROPÍA EN LA MEDICIÓN DE LA INNOVACIÓN Y LA CREATIVIDAD: UNA REVISIÓN INTEGRATIVA. Congreso Internacional De Conocimiento E Innovación - Ciki, 1(1). Recuperado a partir de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1409

Artículos más leídos del mismo autor/a