QUAL O TERMO MAIS UTILIZADO PARA INTITULAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA? A MÍDIA COMO AGENTE DE INCLUSÃO NA RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS NO GOOGLE ACADÊMICO

Autores

  • Antonio Carlos Picalho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Borges Vaz Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciane Maria Fadel Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1185

Palavras-chave:

Google Acadêmico, Pessoas com deficiência, Terminologias sobre deficiência, Mídia do Conhecimento, Recuperação da Informação

Resumo

O Google Acadêmico enquanto mídia do conhecimento é uma porta de entrada para pesquisadores científicos de diferentes níveis que nele tem um prisma inicial quanto ao que vem sendo publicado sobre determinada temática. O presente artigo apresenta as diferentes terminologias relacionadas a pessoas com deficiência ao longo do tempo e as utiliza como expressões de busca no Google Acadêmico. A busca visa identificar a quantidade de resultados a partir de cada uma das expressões. Com o uso de operadores de pesquisa e filtros de exclusão, foram coletadas as quantidades de documentos referentes a cada termo. Após a execução das pesquisas constata-se, de forma ampla, que o termo ‘pessoas com deficiência’ vem sendo utilizado pela comunidade científica brasileira na grande maioria dos títulos, das publicações científicas, de janeiro de 2010 a julho de 2021. Em relação ao uso do buscador, entende-se que para pesquisas bibliográficas exaustivas, a mídia apresenta limitações quanto a precisão dos resultados.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Picalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Rádio, TV & Internet pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Fernanda Borges Vaz Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela The University of Reading (UK) e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, com uma formação em Comunicação Visual (UFPR) e Engenharia de Computação (PUCPR). Realizou Pós-Doutorado em Storytelling na Simon Fraser University, Canadá. Professora no curso de graduação em Design e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) na UFSC, e em Design na UFPR. Colidera o Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e o Grupo de Pesquisa Mídia, Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Picalho, A. C., Ribeiro, F. B. V., & Fadel, L. M. (2022). QUAL O TERMO MAIS UTILIZADO PARA INTITULAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA? A MÍDIA COMO AGENTE DE INCLUSÃO NA RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS NO GOOGLE ACADÊMICO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1185

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